top of page

CAVALO CAMPOLINA: TRADIÇÃO MINEIRA AGORA RECONHECIDA POR LEI COMO FORÇA ECONÔMICA E SOCIAL

A Lei nº 25.451/2025 oficializa a importância da raça para a equinocultura, a economia regional e a preservação cultural de Minas Gerais.


ree



Minas Gerais deu um passo importante no reconhecimento de sua tradição equestre. No dia 1º de setembro de 2025, o governador Romeu Zema sancionou a Lei nº 25.451, proposta pelo Deputado Estadual Coronel Henrique e Presidente da SMMV, que declara a criação de cavalos da raça Campolina como atividade de relevante interesse econômico e social para o Estado.






A origem da raça remonta a 1870, quando Cassiano Campolina, natural de São Brás do Suaçuí, recebeu do imperador Dom Pedro II a égua Medéia, prenhe de um garanhão Andaluz. O potro resultante, batizado de Monarca, foi o marco inicial do Campolina, desenvolvido na Fazenda do Tanque. A partir de cruzamentos com Puro-Sangue Inglês, Anglo-Normando e equinos ibéricos, Cassiano buscava animais de grande porte, resistentes e elegantes.



Fonte: Portal Cavalus
Fonte: Portal Cavalus

Após sua morte, em 1904, o trabalho foi continuado pela família Resende, especialmente pelo Tenente-Coronel Joaquim Pacheco. Na década de 1930, criadores se organizaram em um consórcio para fortalecer a raça, até que, em 1951, foi criada a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina, com sede em Belo Horizonte.


Mais de 150 anos depois, a lei consolida o valor do Campolina, que se tornou um verdadeiro símbolo mineiro. Além de reforçar sua importância cultural e histórica, o reconhecimento oficial abre espaço para políticas públicas de incentivo à equinocultura, geração de empregos e fortalecimento da economia regional.


De acordo com o Deputado Coronel Henrique, o objetivo é unir tradição e desenvolvimento: "O Campolina é parte da identidade de Minas e agora também é reconhecido pelo seu potencial de movimentar a economia".

Esse reconhecimento é mais do que uma vitória para os criadores, ele representa:

  • Valorização da equideocultura mineira;

  • Fortalecimento do setor agropecuário;

  • Papel da medicina veterinária na preservação e promoção de nossas raças.


O Campolina é mais que uma raça: é tradição, cultura e orgulho de Minas!

 
 
 

Comentários


Sociedade Mineira de Medicina Veterinária | 2025

  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
bottom of page